quarta-feira, 8 de junho de 2011

Certos hábitos

Há certos hábitos que determinam o que é importante na vida. E é por isso que ele se levanta devagar, organizando os pensamentos um a um, descartando logo de cara os problemas. Pensa primeiro no imediato. Escolhe os sapatos, a roupa adequada ao clima. Um pensamento por vez. Tudo dentro do seu tempo. E o tempo há de ser o bastante.

No frio, essa rotina tem uma sensação especial. Sente protegido pelas roupas, pelo carro. Gosta quando o sol brinca de aparecer, ameaçando esquentar o clima, sem de fato o fazer. E o café bem quente inicia uma jornada sempre leve, cumprida com tranquilidade. É uma escolha que fizera já há algum tempo. E tem dado certo. Três xícaras bem quentes, acompanhadas do som das palavras informais e sempre agradáveis de seu fiel companheiro matinal.

Poderia ficar ali a manhã toda e esse é o luxo ao qual pretende se entregar quando a idade chegar. Cumpre os compromissos em seguida, com o espírito leve, sempre que é possível se sentir assim.

Há dias em que o horário o escraviza. Mas luta contra isso sempre que pode. Tenta gastar mais tempo e dinheiro com o que lhe dá mais prazer. São as coisas que preza, com as pessoas as quais protege.

E logo chega o fim do dia. E o momento que é só seu.

Um comentário:

Carol Javera disse...

"...com o tempo você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar na vida, e o que nunca deveria ter entrado nela"